Revistas

  • Estado do Conhecimento

    Revela o processo de construção do conhecimento sobre determinado tema em sua diversidade.

  • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

    A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi um periódico quadrimestral até 2022.


    A partir de 2023, a publicação acontecerá de forma contínua e exclusivamente em formato eletrônico.


    A RBEP publica artigos inéditos ou previamente disponibilizados como preprints no servidor da SciELO (preprints.scielo.org), resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e que contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas. Não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e gestores da área educacional.


    A RBEP é um periódico de acesso totalmente aberto. Nenhuma taxa é cobrada para download de artigos individuais ou de edições completas. Não há taxas para submissão, processamento ou publicação de artigos.

  • Em Aberto

    Criada em 1981, a revista Em Aberto é uma publicação monotemática, com periodicidade quadrimestral, cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista.

  • Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais

    Os textos apresentados nesta Série possuem caráter autoral e contemplam trabalhos inéditos, concluídos ou em andamento, de diferentes áreas científicas, com abordagens teóricas e metodológicas variadas, sob o formato de artigos e ensaios teóricos e/ou metodológicos, com a finalidade de disseminar informações e análises para subsidiar o monitoramento dos planos de educação e a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas educacionais.

  • Textos para discussão

    Divulga pontos de vista devidamente fundamentados que contribuam para a reflexão sobre determinado tema em educação, principalmente textos que discutam inovações no
    campo da política educacional e suscitem debates.


    Número de páginas: Aproximadamente 30.

  • Série PNE em Movimento

    A série documental PNE em Movimento tem como objetivo divulgar estudos e pesquisas sobre as metas, estratégias, programas e políticas públicas relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE), objetivando maximizar o alcance da sua discussão, bem como atender aos requisitos da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que prevê que o Inep publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas do PNE.

  • Relatos de Pesquisa

    Apresenta relatos de pesquisas e estudos coordenados pelo Inep e/ou elaborados a
    partir de sua base de dados.