Caros leitores,

O debate sobre a avaliação da alfabetização é multifacetado, tanto no que se refere à aprendizagem que ocorre no quotidiano escolar, quanto aos exames em larga escala e às políticas públicas que envolvem essa etapa do ensino. No número 108 da revista Em Aberto, os leitores encontrarão estudos sobre esse complexo objeto.

Na seção Pontos de Vista, discutem-se concepções de alfabetização e expectativas acerca das avaliações em âmbito nacional – Provinha Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) –; princípios conceituais e metodológicos dos instrumentos de avaliação; especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura em avaliações externas; resultados das escolas associados a variáveis socioeducacionais; abordagem linguístico-epistemológica do Pró-Letramento Linguagem e do Pnaic; avaliação da escrita alfabética e PNLD; processo formativo de alfabetizadores no Pnaic; prática avaliativa docente pautada em direitos de aprendizagem; autoavaliação institucional para o uso formativo das avaliações.

A seção Espaço Aberto traz uma entrevista com Magda Becker Soares sobre a experiência de ensino e avaliação desenvolvida com alfabetizadores na rede pública de ensino do município de Lagoa Santa, em Minas Gerais, desde 2007.

Complementando as abordagens apresentadas, os leitores interessados encontrarão na seção Resenhas a análise crítica de textos relevantes e, na Bibliografia Comentada, resumos de artigos, livros, teses e dissertações para aprofundarem-se no tema.

Publicado: 12-11-2020

Edição completa