As três gerações de livros didáticos de Sociologia no Brasil (1920-2016)

  • Julia Polessa Maçaira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: educação básica; ensino de Sociologia; geração; livros didáticos; recontextualização pedagógica

Resumo

O conceito de geração de Karl Mannheim fundamenta o argumento de que houve, no Brasil, três gerações de livros didáticos de Sociologia voltados para o ensino médio entre 1920 e 2016. Cada uma delas revela um grau de desenvolvimento dos campos de recontextualização oficial (CRO) e pedagógico (CRP), no sentido bernsteiniano, imbricados na conformação da Sociologia como uma disciplina escolar. Com base em fontes secundárias, especialmente pesquisas de mestrado, identificou-se a primeira geração de livros didáticos de Sociologia como um conjunto de manuais publicados entre 1920 e 1940 que contribuiu para o processo de rotinização das Ciências Sociais, quando o CRO ainda era incipiente e o CRP de Sociologia inexistia. A segunda geração compreende os livros publicados entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 2000 e tem como marca a heterogeneidade curricular dos materiais, reflexo de uma recontextualização pedagógica em formação, embora o CRO já estivesse mais consolidado. A terceira geração está relacionada ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), nos anos de 2010, momento em que o campo educacional já possuía uma estrutura de recontextualização oficial consolidada e o CRP das Ciências Sociais/ Sociologia já estava mais desenvolvido e apresentando capilaridade em múltiplas instâncias.

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Biografia do Autor

Julia Polessa Maçaira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora adjunta da Faculdade de Educação dessa universidade e coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES- UFRJ). Atua na formação de professores de Sociologia e tem especial interesse nos processos de mediação didática e de recontextualização pedagógica dos conhecimentos das Ciências Sociais.

juliamacaira@gmail.com

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Publicado
24-09-2021
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