Reflexões sobre especificidades didático-pedagógicas dos itens de leitura da avaliação da alfabetização no Brasil

  • Gladys Rocha Faculdade de Educação da UFMG
  • Raquel Márcia Fontes-Martins
  • Vanessa Regina Eleutério Miranda
Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; avaliação da alfabetização; avaliação externa.

Resumo

Duas avaliações externas em alfabetização foram analisadas no contexto da sua implementação e, principalmente, refletindo sobre seus percursos e especificidades didático-pedagógicas: o Programa de Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais (Proalfa) e a Provinha Brasil. Realizou-se uma pesquisa
bibliográfica, bem como um levantamento e uma análise de dados dessas avaliações, que permitiram considerar diferentes estratégias na elaboração, aplicação e análise dos itens destinados a avaliar a alfabetização. Há dois tipos de itens: os de modelo único, totalmente lidos pelos alunos, e os de modelo híbrido, parcial ou totalmente lidos pelo aplicador. Os itens de modelo híbrido contribuem para captar informação de estudantes leitores e também de não leitores, o que reflete na identificação de diferentes perfis de aprendizado na alfabetização. Concluiu-se que os modos de construção dos itens fundamentam-se em uma concepção de alfabetização e letramento, conceito que influencia tanto na sua elaboração quanto na seleção para os testes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gladys Rocha , Faculdade de Educação da UFMG

Gladys Agmar Sá Rocha, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui dois pós-doutorados: um pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o outro pela Université Laval (ULaval – Canadá). É professora associada (aposentada) da Faculdade de Educação da UFMG e colaboradora da linha Didática e Docência, do mestrado profissional dessa universidade. Coordena o Grupo de Pesquisa Didaktikè e, como professora convidada, atua como consultora na formação docente e na área de avaliação externa à escola em vários projetos.

gladysrocha1@gmail.com

Raquel Márcia Fontes-Martins

Raquel Márcia Fontes-Martins, doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é professora associada do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Atua nas áreas de Linguística (Fonética e Fonologia, Aquisição da Linguagem e Sociolinguística), Linguística Aplicada (Alfabetização e Letramento, Ensino de Língua Portuguesa) e Educação (Avaliação Educacional e Formação de Professores).

raquelfontesmartins@gmail.com

Vanessa Regina Eleutério Miranda

Vanessa Regina Eleutério Miranda, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), é professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, e coordenadora institucional do Pibid/UFMG. É membro do Grupo de Pesquisa Didaktikè e atua com as temáticas relacionadas à Didática, ao Currículo, à Formação de Professores e à Diversidade Cultural (Relações Étnico-Raciais e Gênero). 

vanessa.elm@gmail.com

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Provinha Brasil: caderno do professor/aplicador – primeiro semestre 2008.

Brasília: Inep, 2008. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_ basica/ provinha_brasil/kit/2008/1_semestre/caderno_professor_1-2008.pdf>. Acesso em: set. 2020

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resultados do Saeb 2003: Brasil. Brasília: Inep, 2004. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/saeb/2004/resultados/BRASIL.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2020.

CAFIERO, D.; ROCHA, G.; SOARES, J. F. Avaliação do ciclo inicial de alfabetização em Minas Gerais: o que indicam os primeiros resultados. Língua Escrita, Belo Horizonte, n. 1, p. 84-102, jan./abr. 2007.

HORTA NETO, J. L. Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o Saeb de 2005. Revista Ibero-Americana de Educación, Madri, v. 42, n. 5, p. 1-14, 2007. Número especial.

MORAIS, A. G. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

ROCHA, G.; FONTES-MARTINS, R. M. A apropriação de habilidades de leitura e escrita na alfabetização: estudo exploratório de dados de uma avaliação externa. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p. 977-1000, out./dez. 2014.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Simave/Proalfa 2011: 3º ano do ensino fundamental [português]. Revista Pedagógica, CAEd, Juiz de Fora, v. 3, jan./dez. 2011. Disponivel em: <http://www.simave.caedufjf.net/wpcontent/ uploads/2012/06/PROALFA_VOL3_2011.pdf>. Acesso em: 9 out. 2020.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 1999.

Publicado
12-11-2020
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?