Compreensão do processo de institucionalização da Sociologia escolar a partir de manuais escolares: um percurso metodológico em manualística

Palavras-chave: abordagem metodológica; institucionalização; Sociologia; manuais escolares

Resumo

O artigo apresenta proposta metodológica para a pesquisa sobre os processos de institucionalização da Sociologia escolar no Brasil a partir dos trabalhos de manualística. O objetivo é sistematizar um percurso metodológico que, ao especificar um conjunto de aspectos concernentes aos contextos interno e externo de produção dos manuais escolares – contemplados ou não em pesquisas desenvolvidas –, apreenda os fatores que dão sentido aos dados extraídos dos manuais escolares de Sociologia, com vistas a uma melhor compreensão do processo de institucionalização da disciplina no Brasil. Conclui-se que uma análise que contempla as dimensões interna e externa dos manuais evidencia, entre outros aspectos: i) os interesses que impulsionaram tal campo disciplinar; ii) as configurações curriculares da Sociologia escolar; e iii) os aportes estruturais que sustentam e legitimam o referido componente escolar.

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), é docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

cristianobodart@gmail.com

Welkson Pires, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

welksonpires@yahoo.com.br

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Publicado
24-09-2021
Seção
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