Poeticidade e estesia: narrativas linguageiras em contextos acontecedores da educação infantil

  • Patrícia Dias Prado Universidade de São Paulo (USP)
  • Bianca Bressan de Paula Rede Municipal de Ensino (RME) de São Bernardo do Campo e Santo André – Professora da Educação Infantil
Palavras-chave: artes; crianças pequenas; educação infantil; linguagens estéticas; pesquisa e docência.

Resumo

O artigo apresenta reflexões conceituais sobre narrativas linguageiras entre crianças pequenas e sua professora em contextos acontecedores, coletivos e educativos, de pré-escolas públicas paulistas. O estudo resulta de investigação sobre a poeticidade das linguagens estéticas e artísticas da educação infantil e a relação formativa entre docência e pesquisa com crianças. Utilizando metodologia participativa, com registros em caderno de campo, são destacados os processos de constituição da professora pesquisadora na escuta das crianças e as autorias brincantes, analisadas com base nos estudos sociais da infância, como a Pedagogia e a Filosofia, em interface com as Artes. Entre as análises, ressaltam-se as materialidades como possibilidades inventivas e a problematização das brincadeiras, narrativas e produções das crianças e da professora, para evidenciar o caráter lúdico das linguagens e os contextos acontecedores como próprios de narrativas linguageiras, num brincar telúrico de poeticidade e estesia.

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Biografia do Autor

Patrícia Dias Prado, Universidade de São Paulo (USP)

Mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutora em Artes Cênicas, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é professora doutora da Faculdade de Educação da USP, no Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada (EDM), na área da infância.

patprado@usp.br

Bianca Bressan de Paula, Rede Municipal de Ensino (RME) de São Bernardo do Campo e Santo André – Professora da Educação Infantil

Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é professora de educação infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Bernardo do Campo e Santo André, no Estado de São Paulo. Membro do grupo “Pesquisa e primeira infância: linguagens e culturas infantis”, da Faculdade de Educação da USP (Feusp).

bibibressan89@gmail.com

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Publicado
03-05-2021
Seção
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