Espaços de formação e prática docente

entrevista com António Nóvoa

  • António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa ULisboa
  • Delano Moody Simões da Silva Faculdade UnB de Planaltina (FUP)
  • Eloisa Pilati Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Entrevista com o professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário dessa universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, ULisboa

Doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Genebra e doutor em História pela Universidade de Paris-Sorbonne, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário dessa universidade. Tem pesquisado e publicado sobre história da educação, educação comparada e formação de professores.

Delano Moody Simões da Silva, Faculdade UnB de Planaltina (FUP)

Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), professor do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP), professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UnB (PPGEduC-UnB) e líder do grupo de pesquisa Estágio Supervisionado de Ensino e Formação de Professores de Ciências.

Eloisa Pilati, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos, é professora do Instituto de Letras da UnB.

Referências

COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE OS FUTUROS DA EDUCAÇÃO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a Educação. Brasília, DF: Unesco, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 27 out. 2022.

LENT, R.; BUCHWEITZ, A.; MOTA, M. B. (Org.). Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PRIBERAM Dicionário [da Língua Portuguesa]. Lisboa, 2022. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/para. Acesso em: 22 nov. 2022.

Publicado
02-02-2023