Museu: espaço dialógico de formação

  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: museu, formação, fruição, diálogo

Resumo

Artigo original que contextualiza a produção acadêmica na área da educação em museus referente à formação de pessoas nesses espaços. O diálogo entre situações vivenciadas no setor educativo de um museu de arte contemporânea, cujo foco é a formação do sujeito visitante em processo de fruição, evidencia a complexa relação entre os museus e os sujeitos que se formam em seus espaços. A temática é abordada por meio de conceitos sobre o diálogo, do filósofo russo Mikhail Bakhtin, que propiciam compreensões acerca dos diversos elementos que contribuem para os processos formativos serem possíveis e se configurarem em eventos únicos. Desde o momento em que a obra é selecionada, a elaboração de uma ação educativa perpassa a dimensão dialógica e envolve a(o) artista, as pessoas da montagem, a equipe do setor educativo e os visitantes. Parte desses diálogos são anotados em textos de campo, dos quais surge uma fundamentação metodológica para a formação da própria equipe. O registro de uma ação educativa dialógica em uma exposição compõe uma seção do artigo.

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Biografia do Autor

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciada em Ciências Biológicas e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordena o Museu de Biodiversidade do Cerrado e lidera o grupo de pesquisa Amálgama em Educação, Ciência e Arte (Amplia).

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Publicado
02-02-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?