Crianças pequenas e arte: expressões e significações

  • Sandra Mara da Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Palavras-chave: arte; educação; infância; iniciação artística; linguagens.

Resumo

As reflexões deste ensaio têm como ponto de partida os termos linguagens artísticas e linguagens expressivas, com o objetivo de pensar sobre crianças pequenas e seus percursos de aprendizagem nas linguagens da arte em diferentes contextos. Adota-se a concepção de infância fundamentada em estudos que reconhecem o potencial investigativo e criativo das crianças, bem como a participação delas nos processos de construção de conhecimento em arte. Enfatiza-se a importância das abordagens pedagógicas que incentivam a exploração de materialidades diversas e que acolhem as criações infantis, cujos resultados são músicas, cenas, visualidades e danças que, por sua vez, nos dão a conhecer os significados que elas atribuem a essas ações artísticas. Para além das reflexões acerca da dualidade de termos, importa trazer para o debate sobre a infância e as crianças pequenas o que elas têm a dizer de si mesmas por meio de todas as linguagens pelas quais se expressam, nas quais estão contidos interesses, sentimentos, ideias e pensamentos que desvelam as infâncias que vivem. Conclui-se que a iniciação artística das crianças deve acontecer pelas ações de aprender como se faz e de inventar novos modos de fazer, segundo um ensino de arte que pense a infância como o tempo da investigação e da criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela mesma instituição, é professora do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

cunhasandramarada@gmail.com

Referências

ABRAMOVICZ, A.; OLIVEIRA, F. A infância analisa a educação básica. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 35, n. 2, p. 293-300, jul./dez. 2013.

ARAÚJO, G. A. Poética(s): a criação artística em fricção com o(s) tempo(s) presente(s). Cena: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, n. 23, p. 111-120, 2017. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/75024>. Acesso em: 5 ago. 2020.

BERLE, S. Infância e linguagem: educar os começos. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2013.

CASSIRER, E. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

CUNHA, S. M. da. Crianças fazendo arte: processos de criação artística e formação profissional docente para a educação infantil. Poiésis: Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 235-250, jan./jun. 2018.

CUNHA, S. R. V. da. A importância das artes na infância. In: CUNHA, S. R. V. et al. (Org.) As artes no universo infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2012.

FARACO, C. A. Aspectos do pensamento estético de Bakhtin e seus pares. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 21-26, jan./mar. 2011.

KOHAN, W. O. A escola como experiência. [Entrevista concedida a] Ivan Rubens Dário Júnior e Luciana Ferreira da Silva. RevEduc: Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 1, p. 298-304, jan./abr. 2018.

LÓPEZ, M. E. Um mundo aberto: cultura e primeira infância. São Paulo: Instituto Emilia, 2018.

PASSOS, J. C. Arte como discurso ou a discursividade nas linguagens artísticas. Cena em Movimento, Porto Alegre, n. 2, p. 1-18, 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2020.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 2013.

SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos, n. 103).

SILVEIRA, P. D.; AXT, M. Mikhail Bakhtin e Manoel de Barros: entre o cronotopo e a infância. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 176-192, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/bakhtiniana/article/view/20845>. Acesso em: 25 jul. 2020.

SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

Publicado
28-04-2021
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?