Orientações e propostas avaliativas para a escrita alfabética no Programa Nacional do Livro Didático de 2007 a 2016: o que sugerem as coleções de alfabetização?

  • Magna do Carmo Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Palavras-chave: alfabetização; escrita; manual do aluno; manual do professor; Programa Nacional do Livro Didático.

Resumo

Com o objetivo de verificar se as alterações no tempo de alfabetização implicaram mudanças nas propostas de avaliação para a escrita alfabética, foram analisados o Manual do Professor e o Livro do Aluno de duas coleções de alfabetização aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2007 a 2016. A
metodologia foi a análise temática de conteúdo. Os resultados indicaram que as coleções apresentam poucas contribuições ao professor quanto à avaliação da escrita alfabética, apesar de considerarem a avaliação como um processo de regulação da prática pedagógica. A conclusão indica que as poucas orientações sobre a forma de registro do processo avaliativo podem fomentar ações docentes que articulem ensino, aprendizagem e avaliação na perspectiva formativa e reguladora da avaliação, considerando os seguintes aspectos: elaboração de critérios avaliativos; utilização de instrumentos adequados; consideração dos erros e dos diversos conhecimentos apresentados pelos alunos; e intervenção junto aos alunos durante e após o processo de ensino. 

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Biografia do Autor

Magna do Carmo Silva , UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Magna do Carmo Silva, doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professora de graduação e da pós-graduação em Educação, e pró-reitora de graduação (Prograd) nessa universidade. Coordena o Grupo de Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita: Avaliação, Práticas e Políticas (ALEP),
cadastrado no CNPq. Pesquisa na área de Educação, Alfabetização, Formação de Professores, Avaliação. Atuou como formadora e coordenadora da formação de professores na educação básica.

magna_csc@yahoo.com.br

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Publicado
12-11-2020
Seção
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