Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicos

  • Renata Sperrhake UFRGS
  • Luciana Piccoli UFRGS
Palavras-chave: alfabetização; avaliação da aprendizagem; instrumentos de avaliação.

Resumo

A avaliação da aprendizagem na alfabetização é discutida com base na análise de instrumentos utilizados em experiências escolares com turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Inicialmente, os pressupostos da avaliação formativa são utilizados para contextualizar o processo avaliativo. Em seguida, fundamentados nas perspectivas psicogenética e fonológica – paradigmas que explicam a aprendizagem do sistema
alfabético-ortográfico pela criança – são apresentados princípios conceituais e metodológicos para avaliar os níveis de conceitualização da escrita, o conhecimento das letras, consciência silábica, consciência grafofonêmica e o conhecimento das relações fonema-grafema ou consciência fonografêmica. Conclui-se que o olhar interpretativo docente, com base nas diferentes teorias que explicam o processo de aprendizagem inicial da leitura e da escrita, é o que vai direcionar a avaliação das aprendizagens dos alunos. Essa constatação evidencia a importância do conhecimento específico da alfabetizadora para o acompanhamento das aprendizagens das crianças e para a organização de situações de ensino que favoreçam o avanço de seus alunos considerando as diferentes possibilidades de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Sperrhake, UFRGS

Renata Sperrhake doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é docente da Faculdade de Educação dessa universidade, onde atua na área de Formação Pedagógica e Linguagem do Curso de Pedagogia, e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED).

renata.sperrhake@gmail.com

Luciana Piccoli, UFRGS

Luciana Piccoli, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora associada do Departamento de Ensino e Currículo dessa universidade e integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa Alfabetização no Brasil: o Estado do Conhecimento (Abec). Atuou como coordenadora geral do Pnaic no âmbito da UFRGS, na edição de 2016. É autora do livro Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade, o qual foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Educação, em 2013.

lucipcl@gmail.com

Referências

BRANDÃO, A. C. P. A. et al. (Org.). Manual didático: jogos de alfabetização. Brasília: MEC, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). PactoNacional pela Alfabetização na Idade Certa: avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões. Brasília: MEC/SEB, 2012.

FAGUNDES, F. R. Design pedagógico: análise de folhas estruturadas desenvolvidas no contexto da alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

FERNANDES, C. O.; FREITAS, L. C. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: MEC/SEB, 2007.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GOODMAN, K. S. O processo da leitura: considerações a respeito das línguas e do desenvolvimento. In: FERREIRO, E.; PALACIO, M. G. (Org.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. p. 11-22.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORAIS, A. G. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PICCOLI, L. Diferenciação pedagógica e os direitos de aprendizagem na alfabetização. In: PICCOLI, L. et al. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC UFRGS: práticas pedagógicas, aprendizagem da matemática e políticas públicas. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 19-42.

RINALDI, C. Documentação e avaliação: qual a relação? In: PROJECT ZERO; REGGIO CHILDREN. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo. São Paulo: Phorte, 2014.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
12-11-2020
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?